CTI do Hospital de Taiobeiras está à beira do colapso

Dos oito leitos disponíveis, sete estão ocupados. E o pior: sem habilitação.

O ano de 2021 começa com uma enorme preocupação em Taiobeiras: o iminente colapso dos leitos de UTI destinados à Covid-19 no Hospital Santo Antônio. Dos oito leitos disponíveis para pacientes vítimas da pandemia, sete estão ocupados nesta segunda (04/01). “Neste momento só temos uma vaga. O colapso é iminente”, afirma Dr. Nikolas Bastos, diretor do hospital.

Nos leitos clínicos são 10 internações, seis delas confirmadas para Covid-19 e outras quatro com suspeitas da doença. Desde o início da pandemia, o hospital já atendeu 291 pacientes na ala para Covid, 20 deles foram à óbito.

E para piorar a situação, desde o dia 1º de janeiro que os leitos estão funcionando sem habilitação por parte dos governos estadual e federal. “Estamos sem nenhuma habilitação. O CTI está funcionando por conta do hospital, pois o governo só cobriu até o dia 31 de dezembro”, alerta Dr. Nikolas. “Hoje não temos nada (nenhum recurso). Só promessa”, completa.

Questionado pela Folha Regional por quanto dias o hospital aguenta manter os leitos por conta própria, o diretor respondeu: “Na verdade nenhum dia. Mas, como o maior impacto são salários, que só serão pagos em fevereiro, vamos segurando mais uns 10 dias”.

Comentários

Postar um comentário