Hospital de Taiobeiras tem ótima reserva de oxigênio

Sistema é informatizado e ainda existem cilindros para reposição em caso de defeito

Mesmo com apenas 33 mil habitantes e um público-alvo de 200 mil pessoas, o Hospital Santo Antônio, de Taiobeiras, não corre o risco de conviver com o caos visto em Manaus, capital do estado do Amazonas, onde acabou o estoque de oxigênio e várias pessoas com Covid-19 morreram asfixiadas.

Folha Regional apurou que o hospital taiobeirense possui um moderno tanque com capacidade de 5.000 metros cúbicos de oxigênio (foto abaixo), e o fornecedor mantém abastecimento conforme a demanda, que é controlada por um sistema informatizado. “O tanque possui um equipamento que está conectado à central de nosso fornecedor, com isso, quando a capacidade do tanque atinge 45%, automaticamente essa informação vai para central do fornecedor que vem fazer a reposição do oxigênio”, informa nota enviada pela Assessoria de Comunicação do Hospital.

Com esse sistema, o Santo Antônio nunca opera com capacidade de oxigênio abaixo de 35% no tanque. “Esse é o limite para a reposição. Além disso, temos uma reserva de cilindros que já está ligada à rede, caso algum problema aconteça com a distribuição do tanque”, detalha a nota.

Antes da pandemia, o consumo médio mensal de oxigênio no Santo Antônio era de 5.200 metros cúbicos e a reposição era a cada 15 dias. Desde o último mês de dezembro, com o avanço da pandemia em Taiobeiras e região, o consumo médio mensal passou para 7.800 metros cúbicos, e a reposição vem sendo feita a cada 10 dias, pois foi aumentada também a distribuição de oxigênio no Pronto Socorro, que ganhou oito novos pontos.

O diretor do hospital, Dr. Nikolas Bastos, disse à Folha Regional que o abastecimento de oxigênio é tranquilo. “Nosso tanque de armazenamento é grande, e a empresa fornecedora tem condições de abastecer mais vezes além do normal. Só uma piora muito grande no quadro da pandemia para termos problemas com isso”, disse.

Comentários

  1. Todos os cuidados são pouco. Confiam no SANTO e não rezem e tomem os cuidados necessários não que iremos ver estoque ser usado com velocidade da luz. Abram os olhos e tomem todos os cuidados, fiquem em casa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário