Leitos de UTI de Taiobeiras devem ser credenciados na próxima semana

CTI de Taiobeiras funciona sem credenciamento desde o dia 1º de janeiro

Por Patrícia Marques

Os oito leitos de UTI exclusivos para Covid-19 no Hospital Santo Antônio, de Taiobeiras, continuam sem credenciamento desde o dia 1º janeiro. Ou seja: sem habilitação por parte dos governos federal ou estadual, o hospital não recebe os recursos para manutenção dos serviços.

Mesmo assim, a direção do hospital mantém os leitos em operação, pois existe o compromisso do estado de credenciar ainda em janeiro. “A Secretaria de Saúde do Estado pediu um monte de documentos, que foram finalizados na terça (12) e encaminhados pela Secretaria de Saúde de Taiobeiras”, informou Dr. Nikolas Bastos, diretor do hospital.

Geralmente o estado demora até 10 dias para emitir parecer. “Esperamos a resposta até o fim da próxima semana”, disse o diretor, que demonstra preocupação com atrasos, pois ao virar o mês é preciso pagar os salários das equipes. “Se o credenciamento sair ainda em janeiro fica tranquilo”, informou.

O Secretário de Saúde de Taiobeiras, Eduardo Silva, disse à Folha Regional que o credenciamento ainda não foi publicado por que depende de uma portaria do Ministério da Saúde, mas “a Secretaria de Estado irá publicar na próxima semana o Edital contemplando os leitos de Taiobeiras”.

Comentários