Hospitais da região correm risco de ficar sem oxigênio

Alerta foi feito pela Associação dos Municípios ao Governo de Minas

Ao menos 13 cidades do Norte de Minas estão em estado de alerta devido à escassez de oxigênio em hospitais, dentre eles: Salinas e Taiobeiras. A Associação Mineira da Área Mineira da Sudene (AMAMS) informou hoje quarta (17/03) que o município de Manga já enfrenta crise de abastecimento do insumo.

A situação também é preocupante nos hospitais de Bocaiuva, Brasília de Minas, Coração de Jesus, Espinosa, Jaíba, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora e Varzelândia. Outra preocupação é com a escassez de anestésicos e anticoagulantes.

Folha Regional tentou falar com Dr. Nikolas Bastos, diretor do Hospital Santo Antônio, de Taiobeiras, mas ele não atendeu ao telefone. A Ascom do hospital informou que “atualmente não estar com risco de desabastecimento de oxigênio, porém, assim como no resto do estado, não se visualiza o que vem pela frente”. “Hoje, ainda estamos bem com relação ao abastecimento de oxigênio, mas não sabemos como estará a situação epidemiológica pela frente”, diz a Ascom.

A reportagem tentou falar com o prefeito Denerval Cruz, mas ele não atendeu ao telefone. Tentamos também contato com o Secretário de Saúde de Salinas, Arley Costa, mas ele não atende a Imprensa desde a última sexta (12/03).

Já o Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, informou que já vem pedindo apoio do Ministério da Saúde, pois é previsto esse aumento de consumo de oxigênio. “Provavelmente, esse alto consumo vai afetar sim a distribuição dos insumos”, disse o secretário, negando que, no momento, haja carência dos produtos na rede assistencial mineira.

Comentários

  1. Enquanto isso em Rio Pardo de Minas a Secretária de Saúde fez uma reunião onde estavam presentes pessoas sem nenhuma aptidão com a área da saúde, e sem NENHUM MÉDICO (MEU DEUS, dá até vergonha...) para discutir tratamento precoce.... Deus, olhe por Rio Pardo, lugar onde todo mundo pensa que sabe tudo, e se acha no direito de opinar e impor sua opinião, mesmo que ela não tenha embasamento científico sério!!! A ideia desse grupo é impor o "tratamento precoce" para autorizar a abertura do comércio (como se tivesse fechado de verdade). Falham e ignoram tanta coisa.... Que falta de conhecimento, de assessoria... As determinações do Governo Estado independem da adoção desse tratamento precoce que nenhuma pesquisa séria atesta. Seria tão mais útil se cada um fizesse seu papel, aquilo que sabe fazer, da melhor forma possível....muito ajuda quem não atrapalha! Senhora Secretária, perca seu tempo mais com esse povo não!!! Ouça os médicos, os profissionais da saúde... Vai ser de melhor proveito! E talvez assim, finalmente, o povo passe a ter um mínino de confiança....

    ResponderExcluir

Postar um comentário